quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Divórcio

«Um divórcio é um triplo salto mortal em câmara lenta: morre em nós o outro, morre essa metade de nós que pertencia ao outro, morre a imagem estável que as pessoas que nos cercam tinham de nós. E tudo isto morre devagar, aos soluços, sem ritos fúnebres nem cerimónias de apaziguamento. Não há flores nem lágrimas nem orações nem homenagens; o enterro dos que um dia foram amantes eternos decorre num tribunal, território de crimes e culpas, lugar dos castigos que aliviam a consciência colectiva. (...)
Já não é uma coisa que acontece só aos outros, mas a banalização do processo só contribuiu para lhe rasgar ainda mais a dignidade: um casal que se divorcia engrossa as estatísticas da precariedade humana, amplia as teses da degeneração e dá novo alento ao cepticismo paternalista.
Os amigos, que haviam aplaudido e admirado humildemente o nascimento da paixão, tornam-se de súbito sábios, omniscientes, catedráticos: ou já tinham previsto tudo, e tratam de nos demonstrar detalhadamente evidências para as quais parece que só nós estávamos cegos, ou não tinham previsto nada e deitam as mãos à cabeça com a nossa inconsciência infantil. Quase nunca resistem à tentação de identificar uma vítima e um algoz, de consolar um ou desculpar outro com recriminações bem-intencionadas que só abrem a ferida. Ninguém tem culpa, o coração permanece, caminhando de negro em negro, à margem da lei do pecado e da redenção. Sobram sobre nós as leis quotidianas desta história de casamento, definidas e aceites como uma forma subterrânea e íntima que na hora da despedida irradia como um segredo inviolável.»

Inês Pedrosa, Nas Tuas Mãos


[O livro relata as memórias cruzadas de três mulheres / três gerações / três formas de encarar a vida, o mundo e as pessoas - Jenny, a avó; Camila, a mãe; e Natália, a filha. Entre o diário da primeira, o álbum de fotografias da segunda e as cartas da terceira revelam-se sucessivos rostos da paixão numa sociedade em mudança. O livro, publicado em 1997, ganhou o Prémio Máxima de Literatura. Para aguçar o apetite e a curiosidade, podem encontrar-se as primeiras 47 páginas do livro aqui.]