Não será o meu filme de eleição. Mas é um dos meus favoritos, sobretudo no que respeita a musicais; talvez por isso, tenho algumas músicas da banda sonora no carro e ouço amiúde, com muito gosto.
O filme passa-se em Paris, em 1899, num dos maiores ícones da boémia parisiense, a casa de espectáculos Moulin Rouge. Conta a história de um jovem e idealizador poeta Christian (Ewan McGregor) que desafia o pai e vai viver no boémio bairro de Montmartre. Lá, ou melhor, no cabaré Moulin Rouge, apaixona-se pela famosa cortesã, a exuberante e sedutora Satine (Nicole Kidman). Junto a um grupo de artistas, Christian precisa encontrar Satine para convencê-la a montar uma peça teatral em que será o escritor.
O poeta encontra, no entanto, a concorrência de um patético e egocêntrico Duque (Richard Roxburgh), que fará de tudo para conquistar a sua amada, nem que isso implique gastar muito dinheiro, fazer ameaças e até matar.
Do cineasta Baz Luhrmann, que também realizou Romeu e Julieta e Vem Dançar Comigo, Moulin Rouge conta com cenários elaborados, figurinos fantásticos e uma história com diálogos compostos por letras de canções que marcaram época na música pop. Nele podem encontrar-se trechos das músicas de Beatles, U2, Madonna, Elton John, Fatboy Slim, Christina Aguillera, Beck, Ozzy Osborne e até de David Bowie...
Foi vencedor de dois óscares: o de melhor Direcção Artística e o de Melhor Guarda-Roupa.
A ver, definitivamente. E a rever também.
Sem comentários:
Enviar um comentário